Santa Casa de Guará assina convênio para ampliar hemodiálise

A Santa Casa de Guaratinguetá assinou na última semana com a Secretaria de Saúde do Estado, um convênio para o repasse de R$ 670 mil, que serão investidos na ampliação do serviço de hemodiálise para pacientes dos 17 municípios da região do Vale Histórico.

O recurso, que deverá ser liberado ainda no mês de julho, foi anunciado pelo secretário adjunto de Saúde, Antonio Rugolo Júnior, em reunião agendada pelo deputado estadual Padre Afonso Lobato (PV), no final de maio.

Com o investimento Santa Casa deverá, a partir de setembro, triplicar sua capacidade de atendimento e acolher toda a demanda de pacientes daquela região. “Serão mais 21 cadeiras que somadas às 14 já existentes totalizarão 35 cadeiras, possibilitando o atendimento de até 210 pacientes em três turnos”, afirma Padre Afonso.

A medida, segundo ele, vai evitar que os pacientes tenham que ser deslocados para locais mais distantes como o Hospital Regional, em Taubaté, que por sua vez terá sua demanda reduzida, melhorando o atendimento.

Na reunião com o secretário de Saúde, o deputado também havia solicitado ao Estado, o custeio de três leitos de UTI da Santa Casa até que eles sejam credenciados pelo Ministério da Saúde, além da implantação de outros dez novos leitos. “A meta é ampliar para 20 o número de vagas de UTI naquele hospital”, disse.