Padre Afonso consegue verba para UTI da Santa Casa de Aparecida

O governador Márcio França atendeu a uma solicitação do deputado estadual Padre Afonso Lobato (PV) e garantiu nesta quarta-feira, 15, o repasse de R$ 500 mil, em cinco parcelas de R$ 100 mil, para o custeio de dez leitos da Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) da Santa Casa de Aparecida, que estava ameaçada de fechamento.

A verba, que garante o funcionamento até o mês de dezembro, deverá ser liberada pela Secretaria de Planejamento do Estado. Segundo Padre Afonso, esse recurso vai complementar o valor repassado pelo Sistema Único de Saúde (SUS), insuficiente para manter o atendimento na UTI, cujo fechamento poderia acarretar em maior demanda principalmente no Hospital Regional, em Taubaté.

“É um absurdo que um setor que levou tanto tempo para ser credenciado pelo Governo Federal não siga funcionando, deixando a região ainda mais deficitária de leitos de UTI”, disse o deputado.

MAIS LEITOS

Padre Afonso também destacou a necessidade de ampliar o atendimento de UTI em outras unidades hospitalares da região. Ele lembra que, em junho, em reunião com o secretário de Saúde, já foi reforçado o pedido de mais 10 leitos nas santas casas de Guaratinguetá e Lorena.

“O Vale Histórico é a região que tem os priores índices de atendimento de saúde no Estado, por isso é muito importante aumentar a capacidade de atendimento dos nossos hospitais para que o Hospital Regional de Taubaté não fique sobrecarregado”, afirma o deputado.