img

Deputado Estadual Padre José Afonso Lobato – PV

Natural de Redenção da Serra (SP), Padre Afonso Lobato é o décimo terceiro filho de José Benedito Lobato e de Maria Cidaliria Lobato. Nascido em 28 de fevereiro de 1960, é sacerdote há 29 anos – completados em outubro de 2017 –, sendo membro do clero da Diocese de Taubaté, onde exerceu seu ministério por oito anos na Paróquia Santíssima Trindade.

Iniciou o ensino médio ainda em Redenção da Serra, onde sempre ajudou os pais no sítio da família, de onde tirava seu sustento. Em 1978, foi para o seminário na cidade de Turvo, em Santa Catarina. No mesmo ano concluiu o ensino médio e se mudou para Curitiba, onde cursou Filosofia na Pontifícia Universidade Católica do Paraná.

Em 1982, ingressou como religioso na Congregação Missionária Servos dos Pobres e em 1984, foi morar na Sicília (Itália). No fim do mesmo ano retornou ao Brasil e terminou o curso de Teologia na Faculdade de Teologia dos Padres do Sagrado Coração de Jesus, em Taubaté.

Em 1987, foi ordenado diácono e passou a lecionar Filosofia no Seminário Diocesano de Taubaté e Formação Humana na Escola Municipal Professor Ezequiel de Souza. No ano seguinte, ordenou-se padre e em 1994, assumiu a Paróquia da Santíssima Trindade em Taubaté – onde ficou por oito anos como pároco e onde fundou a obra social Bom Pastor, atendendo a famílias carentes em vários projetos.

Nesse período concluiu o curso de Direito na Universidade de Taubaté (Unitau), passando a atuar junto à Pastoral Carcerária e sendo eleito presidente do Conselho da Comunidade da Comarca de Taubaté. Depois de formado em Filosofia, Teologia e Direito Padre Afonso decidiu entrar para a política por entender que ela poderia se tornar uma ferramenta para ajudar as pessoas e praticar a caridade.

Em 2002, disputou pela primeira vez uma vaga na Assembleia Legislativa, sendo eleito com 41.334 votos. Reelegeu- se em 2006 com 67.138 votos e em 2010 com 87.764. Para o mandato que se iniciou em 2015, foi reeleito com 81.837 votos. Seu mandato prioriza a saúde, o meio ambiente e a promoção social.

Apoia com recursos as santas casas, hospitais e casas de recuperação de dependentes químicos, ajudando na aquisição de equipamentos, ampliações e construções. Também dá respaldo aos municípios em suas principais necessidades de infraestrutura e nas demais áreas para melhor atender à população. 

Incentiva o desenvolvimento de projetos culturais, esportivos e de qualificação profissional e a adoção de políticas públicas como forma de prevenção ao uso de drogas. Defende a sustentabilidade e o meio ambiente, em especial a bacia hidrográfica do rio Paraíba do Sul. 

Na Assembleia Legislativa paulista Padre Afonso ocupa os cargos de vice-presidente do Conselho de Ética e Decoro Parlamentar, sendo também membro da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), entre outras atribuições na Casa Legislativa.